Ele afirma que qualquer sacrifício ou pedido que não poderia ser feito em um orixá por falta de representação material do mesmo poderia ser exotérica dedicar a este orixá, orixá da beleza e da boa sorte, filho de Oxum iponda e de Erinle onde herdou sua natureza ardente, a arte da caça, o conhecimento da medicina, paciência e astúcia pescador na caça, bem como de sua mãe Oxum
beleza, atratividade e encanto, a doçura, o poder da bruxaria e da riqueza.
Seu emblema ou osun são cinco flechas em um arco de ponta para cima e 8 folhas de árvores símbolo do conhecimento da medicina pendurados abaixo todas feitas em latão puro. Seu Ileke é
turquesa como de Enrilè e âmbar como Oxum . (Em suas montagens Ileke candomblé: três pedras turquesa e três de âmbar, enquanto rainha tradicional andar de turquesa, laranja) no candomblé vem com cinco otas o enquanto tradicional (que significa, em seu território indígena no culto Nigéria) é feito com sete pedras ,sete flechas de tamanhos diferentes que são colocados dentro de seu ajere ou recipiente de uma forma muito particular.
Em seu ibá carrega água também, é dito que este orixá possui vida na floresta um tempo e no rio , e sua presença é visível na névoa que cobre a água e, por vezes, a floresta ao amanhecer. Tudo complementar em êxtase a todos que o vêem.
Ele é considerado um orixá filho perfeito e por sua vez controla a ligação central em qualquer união ou fórmula neutra ou resultante, é o equilíbrio da natureza, a energia do pêndulo, o equilíbrio de poder e peso, a ação e reação, força centrífuga e centrípeta, a oscilação de energia entre o polaridades passando dois por controles neutros da existência e dimensão entre a vida e a morte, entre orun e o aye, é o fator híbrido, é o proprietário de harmonia, equilíbrio dinâmica, física e química, em suma, é o orixá de tudo perfeito e bonito.
Esse foi um breve resumo de Logun Edé dentro da santeria e também do candomblé.
Posteriormente estaremos entrando no aspecto religioso desse orixá.
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